Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Ciências Atuariais: Você conhece esse curso? Entenda mais sobre ele!

O avanço da sociedade e as inovações que a permeiam também refletem nas áreas de atuação profissional, que tendem a apresentar novas atividades e ramos. As Ciências Atuariais se encaixam exatamente nesse conceito, correspondendo a um ramo da economia que se destacou e se tornou um curso à parte. Aliás, elas vêm se tornado cada vez mais relevantes no perante o mercado de trabalho.

Dessa maneira, quem se interessa por questões relacionadas à economia tem, nessas ciências específicas econômicas, mais uma opção de atuação e estudo. Abaixo, entenda como funciona a área, quais são as atividades de seus profissionais e detalhes sobre o curso.

 

DICA: Faça sua graduação com 30% de desconto na Estácio:https://matriculas.estacio.br.

 

Curso de Ciências atuariais

 

O que são as Ciências Atuariais e o que seus profissionais fazem?

 

Essas ciências correspondem ao ramo especializado no estudo e análise de riscos condizentes às áreas econômicas e financeiras. Apesar desse estudo e dessa área terem se tornado mais comuns e conhecidos no Brasil nos últimos anos, seu surgimento ocorreu na Inglaterra ainda no século XIX com o desenvolvimento da Teoria da Probabilidade Econômica.

O trabalho promovido por essas ciências que analisam e estudam os riscos e expectativa do mercado é de grande relevância para a promoção do desenvolvimento econômico tanto de empresas quanto de instituições públicas e até mesmo de uma nação.

Isso se deve ao fato de que seu trabalho consiste no colhimento e análise dos dados que permitem que cenários futuros financeiros sejam previstos.

A especulação é deixada de lado para dar lugar a estudos embasados que são atenciosamente desenvolvidos em cima de uma base de dados. Além disso, também se aplicam conhecimentos de probabilidade e matemática financeira, essenciais às Ciências Atuariais.

Contudo, é claro que essas previsões não possuem garantia de que serão confirmadas, de forma que elas podem se mostrar errôneas. Por outro lado, todas as técnicas utilizadas pelo profissional dessa área tendem a diminuir o máximo possível os riscos e apresentam altas probabilidades de sucesso e acerto.

O profissional dessa área, aliás, recebe o título de Bacharel em Atuária. Suas atividades, além do colhimento, análise e estudo de dados com o desenvolvimento de previsões, também incluem a atuação em empresas especializadas em seguros para a avaliação de danos, por exemplo.

Ainda, esse trabalhador dessa área específica da economia também é apto para apresentar soluções e análises que dizem respeito às finanças e ao caixa de empresas. Isso visa garantir que haja fluxo de caixa e existência de saldo para saldar compromissos financeiros e manter a organização em pleno funcionamento.

Outra possível atuação do especialista em Ciências Atuariais é o trabalho junto a outros economistas e contadores em atividades que visam o balanço patrimonial de empresas e instituições. O planejando compras e vendas em vista à valorização do patrimônio delas também está dentre suas habilidades.

 

Curso de Ciências atuariais

 

Cursos de Ciência Atuariais

 

Os cursos referentes a essas ciências de forma apartada têm se tornado cada vez mais comuns em instituições privadas e públicas.

O estudo da área, aliás, é indicado principalmente para quem tem facilidade e gosta de matemática, pois ela é muito exigida no dia a dia do profissional e também ao longo de todo o curso. Ela está presente, pois, nas matérias de cálculo, estatística e matemática financeira.

Por outro lado, não são apenas as matérias das áreas exatas que são exigidas durante o curso. Isso porque alguns aspectos relacionados às áreas humanas também possuem destaque na graduação de Ciências Atuariais, como gramática, redação e psicologia básica.

Essas matérias são importantes na medida em que auxiliam o profissional a desenvolver relatórios, assim como a lidar com os outros profissionais e a previsão de comportamentos humanos.

A grade curricular básica desse curso possui, portanto, matérias como cálculo, cálculo numérico, estatística, matemática financeira e estatística. Também, em língua portuguesa, técnicas de redação, trabalhos práticos gerais de Ciências Atuariais, psicologia básica e contabilidade.

Além disso, mesmo após a graduação do aluno no curso, ele somente poderá atuar na condição de bacharel dessas ciências após ser aprovado pelo Instituto Brasileiro de Atuária.

Conforme as avaliações realizadas pelo Ministério da Educação (MEC) e as notas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), as melhores universidades que oferecem o curso estão concentradas na região sudeste do país. Você pode consultar diretamente no site do MEC ou do ENADE.